SD Maid é subitamente removido da Play Store depois de dez anos

SD Maid é subitamente removido da Play Store depois de dez anos

Durante mais de dez anos, a aplicação SD Maid era uma das mais reconhecidas dentro da categoria de apps de limpeza para o Android. A mesma permitia realizar a limpeza dos dispositivos por conteúdos desnecessários, removendo os mesmos e libertando espaço para conteúdos realmente úteis.

No entanto, o programador da app, “darken”, veio recentemente ao Reddit confirmar que a sua conta foi removida da plataforma, sem uma razão aparente para tal. Isto inclui também todas as aplicações que o mesmo possuía, incluindo a SD Maid.

De acordo com a mensagem do programador, a sua conta foi eliminada da Play Store depois de ter sido considerada como em violação das normas da plataforma, nomeadamente devido a Stalkerware.

Normalmente, Stalkerware é associado com apps que são usadas para realizar o stalking de utilizadores, ou que possuem alguma funcionalidade de monitorização dos mesmos sem que estes tenham conhecimento.

No caso do SD Maid, o programador afirma que todas as suas apps eram perfeitamente banais, sendo usadas apenas para a limpeza de dispositivos e de lixo nos mesmos. A app também esteve mais de dez anos na plataforma sem qualquer problema.

Para já, desconhece-se se o cancelamento da conta terá sido um erro da Google ou se efetivamente esta encontra-se permanentemente removida. No entanto, o programador afirma desconhecer qualquer motivo que possa ter levado a esta decisão.

Até ao momento a Google não deixou qualquer comentário sobre o caso.