TweetDeck é agora oficialmente uma funcionalidade paga

TweetDeck é agora oficialmente uma funcionalidade paga

A X, antigamente conhecida como Twitter, tem vindo a focar-se fortemente na sua plataforma de subscrição, com Elon Musk a incentivar os utilizadores para se inscreverem no X Premium. Esta subscrição fornece algumas características extra para a rede social, e agora junta-se mais uma que tinha vindo a ser preparada para tal.

Faz algumas semanas que a X confirmou que o TweetDeck, agora conhecido como X Pro, iria ficar uma funcionalidade paga, acessível apenas para utilizadores do X Premium. Durante algum tempo depois da medida ter sido confirmada, a funcionalidade ainda se manteve ativa para todos, mas isso chega hoje ao fim.

Os utilizadores que tentem aceder ao X Pro, caso não tenham uma conta paga no X Premium, agora são reencaminhados para a mensagem da plataforma de forma a obterem a subscrição. Basicamente, os utilizadores com contas gratuitas da X agora ficam impossibilitados de acederem ao TweetDeck / X Pro a menos que comprem a subscrição.

mensagem de upgrade para o X Blue

De relembrar que o TweetDeck era uma plataforma bastante usada pelos utilizadores mais avançados do Twitter, bem como por gestores de várias contas na rede social ou para quem pretenda uma interface mais avançada para uso da plataforma.

Durante anos esta plataforma foi vista como uma alternativa à interface web do Twitter, e para muitos era a principal forma de acesso à mesma. Com a medida agora aplicada, deixa de ser possível o acesso.

Vários utilizadores já se encontram a confirmar o impacto, indicando que o TweetDeck era a única forma que ainda fazia sentido de usar a X. Com esta medida, muitos encontram-se a ponderar alternativas, e estas passam não pela compra da subscrição, mas por migrar de vez para plataformas alternativas – como o Mastodon ou Bluesky.