Twitter multado por dificultar acesso a dados da conta de Donald Trump

Twitter multado por dificultar acesso a dados da conta de Donald Trump

O Twitter encontra-se a ser multado pelo governo dos EUA, depois de ter dificultado a tarefa de fornecer dados da conta de Donald Trump, que as autoridades considerariam essenciais para o caso contra o ex-presidente dos EUA.

De acordo com o portal Politico, o mandato para a obtenção dos dados da conta de Trump no Twitter foi realizado em Janeiro, mas a rede social terá demorado a entregar essa informação e criado processos para dificultar a tarefa. As autoridades afirmam que o Twitter não possui meios para as autoridades realizarem pedidos oficiais de obtenção de informações, tornando o processo consideravelmente mais complicado do que deveria ser.

Mesmo depois das autoridades terem requerido essa informação à rede social, a mesma foi lenta a fornecer os dados, de acordo com as informações apresentadas agora no caso.

Em causa encontra-se ainda o facto que o Twitter estaria a tentar argumentar que, sobre o direitos da constituição, teria de notificar Trump sobre a recolha dos dados da sua conta, antes de fornecer os mesmos às autoridades, o que levou ao alongamento do caso e do fornecimento dos mesmos. O tribunal, eventualmente, viria a decidir que o Twitter teria de fornecer os dados de qualquer forma.

No entanto, mesmo com esta decisão, o Twitter terá falhado no prazo para a entrega das informações, o que leva agora à aplicação de uma coima de 350.000 dólares. Eventualmente a empresa forneceu os dados que foram requeridos, embora fora do prazo estabelecido para tal.

Em causa encontram-se dados que Trump terá partilhado na plataforma sobre os incidentes de 6 de Janeiro nos EUA e no capitólio.