X regista queda de utilizadores ativos semanalmente após mudança de nome
Desde que Elon Musk começou a entrar no Twitter, agora X, muitas mudanças foram realizadas, mas nem todas foram apreciadas pelos utilizadores. Isso claramente encontra-se visível no número de downloads da app principal da plataforma.
De acordo com a plataforma Sensor Tower, desde que o Twitter começou a alterar a sua marca para X, entre o dia 6 e 20 de Agosto, o número de downloads a descarregarem a app e usarem ativamente a mesma semanalmente caiu cerca de 4%.
Isto fez com que a app perdesse lugares de destaque nas principais lojas de apps, passando para a 36ª mais popular app no mercado.
No entanto, mesmo que o número de utilizadores tenha caído, a realidade é que as receitas provenientes da app aumentaram, sobretudo no iOS. Os dados da mesma entidade indicam que, durante o mesmo período, as receitas do Twitter/X derivadas da aplicação aumentaram 25%.
No entanto, a mudança de nome parece ter causado alguns problemas. Apesar de muitos utilizadores com conhecimentos das mudanças saberem que esta iria passar de Twitter para X, a grande maioria não teve o mesmo conhecimento – sobretudo utilizadores com menos conhecimentos de tecnologia.
Portanto, ao pesquisarem pelo Twitter tanto na App Store como na Play Store, o primeiro resultado não era da app principal da X, mas sim do Twitter Lite. Isto fez com que a app verificasse um aumento considerável de novos utilizadores.
Segundo os dados da Sensor Tower, a app “lite” verificou um aumento de 350% no número de downloads. Os aumentos de downloads verificaram-se também a nível dos principais rivais do Twitter/X, como o Mastodon, Bluesky e Threads, que durante o mesmo período registaram aumentos de downloads e novas contas criadas.
O Bluesky foi um dos principais pontos de encontro para quem saia da X, com mais 180% de downloads durante este período. Ainda assim, mesmo que mais utilizadores tenham optado por plataformas alternativas, a X ainda continua a ser a plataforma central.