Youtube reforça medidas contra bloqueadores de publicidade
O YouTube encontra-se a reforçar as suas medidas contra os bloqueadores de publicidade, e quem os usa pode ter mais entraves dentro da plataforma de vídeos.
Recentemente o YouTube começou a testar um novo sistema de alertas para utilizadores com bloqueadores de publicidade, alertando os mesmos que necessitam de permitir a publicidade na plataforma. Em alguns casos, a medida apenas apresenta uma mensagem de informação no ecrã, enquanto noutros pode mesmo bloquear a reprodução dos vídeos após três conteúdos vistos.
No entanto, de acordo com algumas mensagens confirmadas no Reddit, os utilizadores encontram-se agora a receber um novo alerta, que força a apresentação da publicidade com a mensagem.
A nova mensagem agora conta comum contador de 30 a 60 segundos, que finalizado força os utilizadores a verem publicidade antes do vídeo ser iniciado. O conteúdo da mensagem continua idêntico ao de anteriormente, indicando para os utilizadores desativarem o bloqueador de publicidade no YouTube ou adquirirem o YouTube Premium.
Por agora, a mensagem parece encontrar-se a surgir para um número limitado de utilizadores, e ainda permite que os conteúdos sejam reproduzidos depois do tempo terminar. No entanto, a empresa parece estar a reforçar as suas medidas para apresentar este alerta a ainda mais contas, o que pode também indicar o reforço da medida para a plataforma como forma de combater os bloqueadores de publicidade.
De relembrar que, em Junho, o YouTube começou a testar um novo sistema de alertas para quem use bloqueadores de publicidade. Neste os utilizadores poderiam ser bloqueados de reproduzir novos vídeos na plataforma ao fim de três conteúdos vistos com o adblocker ativo.
Apesar de ainda existirem formas de contornar estas medidas, continua a tratar-se de um jogo do gato e rato, onde eventualmente o Youtube vai apertar nas medidas contra a sua principal fonte de receita na plataforma.