Zoom vai usar dados dos utilizadores para treino de IA

Zoom vai usar dados dos utilizadores para treino de IA

Desde o início da pandemia que a Zoom tem vindo a ser um ponto central para reuniões online – e durante os períodos de confinamento, foi essencial para muitos na continuação do trabalho do dia a dia. Na altura, surgiram também algumas críticas relacionadas com a privacidade e segurança da plataforma.

Mesmo que a pandemia esteja agora no passado, a Zoom ainda é vista como uma plataforma para muitos usarem no dia a dia. No entanto, recentemente a empresa responsável pela plataforma revelou que vai realizar algumas alterações, entre as quais algumas que podem não ser propriamente benéficas para todos os utilizadores.

A Zoom, tal como muitas outras empresas atualmente, encontra-se a apostar nas tecnologias de IA para o futuro. Ainda de forma recente foi apresentado um assistente para a plataforma que se baseia em IA.

No entanto, a empresa encontra-se agora a realizar uma alteração dos seus termos de serviço, onde clarifica que os dados dos utilizadores partilhados dentro do Zoom podem vir a ser usados para o treino dos modelos de IA da empresa. E o mais preocupante para alguns é que não existe forma de evitar isso.

De acordo com os novos Termos de Serviço, a Zoom pode recolher os dados dos utilizadores e usar os mesmos para treino de modelos de IA da empresa. Apesar de isto em si não ser novidade – muitas empresas usam os dados dos seus utilizadores para treino de modelos de IA internamente – a diferença encontra-se que a Zoom não vai permitir evitar isso.

mensagem dos termos de serviço da zoom sobre recolha de dados para treino de modelos de IA

Basicamente, os utilizadores que usem a Zoom, estão automaticamente a permitir que os seus dados sejam usados para o treino dos modelos de IA da empresa. Isto encontra-se indicado no ponto 10.4 dos termos de serviço da empresa.

Além disso, o mesmo documento indica que todos os conteúdos criados pelo modelo de IA da Zoom são de propriedade da empresa. Ou seja, qualquer conteúdo que seja criado usando a IA da Zoom, com os modelos treinados pelos dados dos utilizadores desta plataforma, são de direito da empresa e não dos utilizadores finais.

Depois destas indicações, a Zoom veio comentar a situação. A partir do portal Hacker News, Aparna Bawa, COO da Zoom, referiu que a mudança apenas se vai aplicar para utilizadores que ativem as funcionalidades de IA do Zoom e que possui como finalidade melhorar o serviço.

Os utilizadores devem ainda receber a notificação a informar destas funcionalidades e quando as mesmas forem ativada. No entanto, a resposta não esclarece sobre a obrigatoriedade de os utilizadores terem de partilhar os dados, mesmo que não queiram.

De notar que plataformas de IA que recolhem dados para o treino de modelos de IA, sobretudo em zonas como a União Europeia, necessitam de fornecer formas de permitir aos utilizadores o controlo dos seus dados para treino das mesmas. Ainda de forma recente, as autoridades em Itália bloquearam o ChatGPT exatamente pela falta de controlo dos dados dos utilizadores – obrigando a empresa a realizar medidas.

Caso os novos termos da Zoom sejam aplicados, é possível que isto levante questões sobre a privacidade de dados dentro da plataforma para as autoridades europeias.