Android 14 QPR1 Beta 1 chega com otimizações para tablets e dispositivos dobráveis

Android 14 QPR1 Beta 1 chega com otimizações para tablets e dispositivos dobráveis

A Google encontra-se a disponibilizar uma nova atualização para a versão de testes do Android 14, que chega com importantes correções e melhorias para o sistema, antes da chegada da versão final do mesmo.

A empresa forneceu recentemente o novo Android 14 QPR1 Beta 1, a primeira atualização beta do sistema dentro da “Quarterly Platform Releases” (“lançamento trimestral da plataforma”). Esta atualização trimestral foca-se em trazer melhorias importantes para o sistema e correções que vão sendo descobertas nos meses anteriores.

Espera-se que o Android 14 QPR1 comece a chegar aos dispositivos Pixel da Google em Dezembro de 2023.

De acordo com a lista de alterações do Android 14 QPR1 Beta 1, esta atualização foca-se em trazer algumas otimizações do sistema para dispositivos dobráveis e tablets. A interface foi ajustada para se adaptar melhor aos ecrãs de maiores dimensões que se encontram em tablets Android, bem como para os ecrãs de dispositivos dobráveis.

Foram ainda feitas melhorias na transição das apps do formato habitual do ecrã para o ecrã interno de maiores dimensões. Os utilizadores podem ainda escolher qual o formato de ecrã que pretendem para cada aplicação, evitando possíveis problemas com apps que não estejam adaptadas para este género de dispositivos.

Existe ainda uma novidade para os utilizadores do Pixel Fold, onde será possível escolher o que acontece quando se fecha o dispositivo com uma app aberta. Dependendo da app, esta pode ser colocada no ecrã frontal externo ou não.

Por fim, foram ainda corrigidos os habituais erros e falhas do sistema, que foram sendo descobertos nos últimos termpos.

O Android 14 QPR1 Beta 1 está disponível para o Pixel 5a, Pixel 6, Pixel 6a, Pixel 6 Pro, Pixel 7, Pixel 7 Pro, Pixel 7a, Pixel Fold e Pixel Tablet.