Android 14 vai permitir usar smartphone como webcam

Android 14 vai permitir usar smartphone como webcam

As futuras versões do Android 14 podem contar com uma funcionalidade interessante para quem necessita rapidamente de uma webcam.

Com a versão do Android 14 QPR1 Beta 1, a Google introduziu uma nova funcionalidade no sistema, que basicamente permite que os utilizadores possam usar os seus dispositivos como webcam em PC, Mac, Chromebook e Linux.

Para já, a novidade encontra-se focada apenas para dispositivos Pixel, mas a ideia será abrir a API para funcionar em praticamente qualquer dispositivo. Os utilizadores de dispositivos da Apple devem certamente conhecer a Continuity Camera, que possui características similares.

A diferença, neste caso, encontra-se no facto da solução do Android apenas funcionar quando os dispositivos se encontram ligados via USB – enquanto que o Continuity Camera da Apple permite o funcionamento via wireless.

O uso desta funcionalidade possui claras vantagens em comparação com usar uma webcam regular, sobretudo a nível da melhoria na qualidade de imagem, na qualidade de áudio e o suporte a diferentes ângulos de câmaras. A funcionalidade é algo que também se encontra suportado pelo padrão USB Video Class (UVC), portanto deverá ser compatível com praticamente todas as plataformas.

modo de funcionamento como webcam

O funcionamento do sistema também é bastante simples. Quando se liga o dispositivo ao computador, deve surgir a nova opção de “Webcam”. Feito isso, pode-se configurar normalmente a webcam no sistema e nas aplicações.

De notar que, para já, a novidade apenas se encontra disponível para o Android 14. Quem esteja em versões anteriores do Android continua a necessitar de usar apps de terceiros para obter funcionalidades similares, embora o desempenho seja consideravelmente inferior.