Antigo executivo do Twitter deixa alerta a Elon Musk

Antigo executivo do Twitter deixa alerta a Elon Musk

Um antigo executivo do departamento de segurança do Twitter encontra-se a deixar o alerta que, caso a empresa agora conhecida como X não realize mudanças, esta pode vir a entrar em rota de colisão com as novas regras da União Europeia sobre a Digital Services Act (DSA).

Durante uma entrevista realizada no evento Code Conference, Yoel Roth, antigo diretor da divisão de segurança e privacidade do Twitter, afirmou que a X encontra-se em vias de ter problemas com a União Europeia, sobretudo depois de ter saído da Code of Practice on Disinformation na União Europeia. A isto agrava-se ainda o facto que a plataforma foi, recentemente, considerada como uma das piores a nível da partilha de conteúdos de desinformação, que partem sem controlo dentro da mesma e atingem uma elevada quantidade de utilizadores.

Segundo Roth, este antecipa que será eventual que a plataforma venha a ter problemas com as autoridades, sobretudo sobre as leis da DSA, e que isso pode vir a levar a mudanças consideráveis, seja na plataforma em si, para os seus utilizadores ou para quem a use da União Europeia. O antigo executivo aponta ainda que, a existirem consequências, estas podem não surgir de forma imediata, e pode mesmo demorar anos até que tal aconteça, mas eventualmente a X, com os seus ideais atuais, vai ter problemas.

O executivo aponta que as leis tendem a mover-se de forma lenta, e como tal, é possível que as autoridades europeias não apliquem medidas de forma imediata, mas ficarão atentas. Eventualmente, algo pode surgir.

O mesmo afirma ainda que, se existe algo que a União Europeia demonstrou ao longo dos anos será que não terá meias medidas para tomar ações de forma a fomentar as suas leis, sobretudo quando estas são associadas na forma como grandes empresas atuam no mercado e para com os seus consumidores. A X encontra-se cada vez mais a ser um potencial alvo de sanções ou investigações, que podem levar a graves consequências para a empresa como um todo. Isto tornou-se ainda mais evidente depois de ter sido confirmado que a X é, atualmente, uma das plataformas onde a desinformação mais rapidamente se propaga, e sem grande controlo por parte da entidade.