Biografia de Elon Musk revela detalhes sobre ações na Ucrânia
Alguns detalhes sobre o livro da biografia de Elon Musk, criado por Walter Isaacson, encontra-se a surgir, antecipando a chegada do mesmo na próxima semana. E ao mesmo tempos, estas revelações deixam também detalhes sobre algumas das ações de Musk nos últimos meses.
De acordo com a CNN, uma das ações de Musk ocorreu durante um dos períodos críticos da guerra entre Rússia e Ucrânia. Apesar de Musk ter fornecido internet para os cidadãos ucranianos quando foi necessário, várias fontes apontam que o mesmo terá decidido desligar o acesso ao Starlink na costa da Crimea, quando as autoridades ucranianas se encontravam a realizar um ataque de drones contra navios russos.
Musk terá afirmado que o acesso foi desligado pelos receios do mesmo em que este poderia vir a causar o uso de armas nucleares por parte das autoridades russas. Segundo a CNN, as forças militares ucranianas terão pedido a Musk para reativar o acesso da Starlink, de forma a realizar o ataque, mas tal não aconteceu e os drones caíram em zonas remotas sem provocar danos.
No entanto, as ações de Musk terão resultado em ataques das forças russas, que aproveitaram a aberta para lançar vários misseis contra cidades ucranianas. Mykhailo Podolyak, conselheiro de Volodymyr Zelensky, afirma que as ações de Musk levaram a mortes de civis em várias cidades ucranianas.
No entanto, de acordo com Musk, a Starlink não se encontrava ativa nas zonas onde foram realizados os ataques, pelo que, segundo o mesmo, não havia nada para desativar. No entanto, este afirma que recebeu mensagens das autoridades ucranianas para ativar as ligações na cidade de Sevastopol.