Copilot vai integrar-se em todos os serviços da Microsoft a partir de 26 de Setembro

Copilot vai integrar-se em todos os serviços da Microsoft a partir de 26 de Setembro

Durante o dia de hoje, a Microsoft realizou o seu evento focado para os produtos Surface. No entanto, uma grande parte do mesmo foi invés disso focado em Inteligência Artificial. Esta parece ser o foco da empresa para o futuro, e claramente o evento de hoje foi um passo para demonstrar o que está para vir.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirma que a IA pode vir a melhorar a produtividade, conhecimento e criatividade das pessoas, sendo que existe agora uma oportunidade para interligar ainda mais o ecossistema virtual para o dia a dia do mundo real.

E a Microsoft pretende estar na vanguarda dessa ideia, tendo agora confirmado algumas mudanças.

Faz meses que a empresa tem vindo a investir na IA nos seus serviços, primeiro com o Bing Chat, e mais tarde com o CoPilot. Agora, a Microsoft afirma que vai integrar o CoPilot como sendo a plataforma central de IA para o Edge, Microsoft 365 e Windows.

O sistema vai trabalhar de forma única entre todas as plataformas da Microsoft, fornecendo as suas capacidades de igual forma para todas.

Nadella afirma acredita que o CoPilot pode vir a revolucionar a forma como os utilizadores interagem com a tecnologia, e como fazem uso das plataformas da Microsoft para as suas atividades diárias. Esta será personalizada para cada utilizador, e integrada em vários aspetos da vida dos mesmos.

Num dos exemplos, a Nadella referiu que será possível usar o Copilot no computador Windows para recolher dados que se encontrem no smartphone ou em outro computador. Será possível interligar toda a infraestrutura da Microsoft como uma única só, usando o poder da IA para ajudar nas tarefas que os utilizadores necessitem.

A tecnologia permite também várias funcionalidades que já existiam em plataformas diferentes. Por exemplo, é possível encontrar uma roupa especifica a partir de uma imagem, similar ao que se encontrava no Google Lens, ou resumir um texto no Word, como o ChatGPT.

A nível da criação de conteúdos, o Bing Image Creator vai brevemente ser melhorado com suporte para o novo DALL-E 3, o que deve permitir criar imagens ainda mais detalhadas e realistas de forma totalmente automática.

Durante o evento foi ainda demonstrado como a IA pode ser usada para as tarefas do dia a dia dos utilizadores, com integração nas suas tarefas diárias.

A nova experiência do Copilot vai encontrar-se disponível para os utilizadores a partir de 26 de Setembro. Esta nova experiência vai chegar como parte da nova atualização do Windows 11, que se encontra prevista para o mesmo dia e deve trazer consigo ainda mais novidades.