Este truque da Google Play Store permite poupar espaço em qualquer Android
A Google Play Store é, atualmente, a maior plataforma de apps no mercado para Android. A plataforma tem vindo a receber algumas funcionalidades, focadas em ajudar os utilizadores a encontrar, instalar e gerir as suas apps rapidamente a partir de um ponto central.
E agora, a plataforma conta também com uma forma de os utilizadores poderem poupar um pouco de espaço nos seus dispositivos. Possivelmente deve ter dezenas de apps no seu smartphone que acaba por não usar. Seja porque instalou apenas para testar, ou porque deixou de usar mas nunca pensou em remover a mesma. E agora, a Play Store conta com uma funcionalidade que pode ajudar a evitar que essas apps fiquem em “segundo plano” no smartphone, a ocupar espaço e por vezes recursos, desnecessariamente.
A empresa revelou para a Play Store uma nova funcionalidade de arquivamento de aplicações, que basicamente, permite que as apps instaladas nos dispositivos e que não sejam usadas, ao fim de um tempo sejam automaticamente arquivadas. Isto permite que sejam colocadas em “segundo plano”, mas não inteiramente removidas do dispositivo. Quando uma app se encontra arquivada, os dados da mesma ainda se encontram no dispositivo, mas os ficheiros da app em si são removidos, poupando espaço e evitando que a mesma seja ativada em segundo plano desnecessariamente.
Quando é necessário voltar a usar a app, o utilizador precisa de descarregar e instalar novamente a mesma, mas os dados permanecem inalterados. Este processo é feito de forma automática, e agora a Google fornece essa funcionalidade para todos os utilizadores – mas necessita de o ativar para tirar total proveito!
Para ativar a funcionalidade, tudo o que necessita de fazer é aceder à Google Play Store, carregar no ícone do seu perfil, em Definições, em Geral, e por fim, ative a opção “Arquivar apps automaticamente”. Feito isto, as apps que não use serão eventualmente arquivadas de forma automática.
Todo o processo é realizado em segundo plano, portanto não necessita de se preocupar em realizar qualquer outra tarefa.
A ter em conta que, para voltar a usar a app, necessita de a descarregar novamente, portanto pode demorar um pouco mais a ter de iniciar a mesma. Além disso, uma app arquivada não recebe notificações ou outras tarefas em segundo plano – a Google garante que apenas apps que os utilizadores não usem por um determinado período de tempo são arquivadas, o que inclui tarefas em segundo plano.