Getty afinal vai permitir conteúdos criados por IA na sua plataforma
Depois de ter revelado que não iria permitir conteúdos criados por IA, o banco de imagens Getty agora confirma quer vai permitir esses conteúdos. Esta medida surge depois da entidade ter banido este género de conteúdos no ano passado.
A plataforma encontra-se a disponibilizar a sua própria ferramenta para criar imagens criadas por IA, com um modelo que foi treinado usando as imagens que se encontram dentro da própria Getty. Com isto, a empresa garante que todos os resultados de imagens criadas pela sua ferramenta encontra-se dentro dos direitos de autor, uma vez que os conteúdos usados pelo modelo para treino foram as próprias imagens da Getty.
Mesmo que a plataforma tenha tentado banir conteúdos criados via IA, ao ponto de até processar a Stable Diffusion por recolher dados do seu motor de imagens, a realidade é que este género de conteúdos encontra-se cada vez mais frequente neste género de mercado. Outras plataformas similares, como a Shutterstock e a Adobe Stock também já revelaram as suas próprias ferramentas de criação de imagens via IA, que usam os seus próprios modelos de IA como base. Portanto, seria apenas uma questão de tempo até que também a Getty entrasse na onda.
A ferramenta da Getty usa o modelo de IA da NVIDIA Edify, sobre a plataforma de processamento de imagens cloud Picasso. Será interessante de analisar como os conteúdos finais desta ferramenta se comparam com o de outras rivais, como é o caso da DALL-E 3.