Google confirma o fim para aplicação dedicada de podcasts

Google confirma o fim para aplicação dedicada de podcasts

A Google encontra-se a preparar para descontinuar mais uma das suas aplicações. A empresa confirmou que, a partir do próximo ano, vai descontinuar a aplicação do Google Podcasts.

Esta aplicação, como o nome indica, permitia aos utilizadores acederem rapidamente a diversos conteúdos de podcasts. A app foi lançada originalmente em 2018 para dispositivos Android, e tinha como objetivo ajudar os utilizadores a encontrarem podcasts relevantes para os seus gostos. Pouco tempo depois, a empresa também lançava uma nova plataforma dedicada para os criadores de podcasts poderem partilhar os mesmos com os utilizadores.

Em 2020, a app chegou ao iOS, permitindo aos utilizadores de dispositivos da rival acederem também a conteúdos de podcasts na plataforma da Google. No entanto, parece que a plataforma não teve o sucesso que a empresa esperava, tendo agora o seu fim confirmado.

Em parte, a empresa terá decidido descontinuar a app dedicada de Podcasts visto que a maioria das funcionalidades foram integradas no YouTube Music, que passa agora a ser a alternativa direta para aceder a estes conteúdos. A app oficial de podcasts da Google deve ser descontinuada em algum momento em 2024 – a empresa não revelou datas concretas para tal.

Na mensagem da Google, a empresa afirma que cerca de 23% dos ouvintes de podcasts usam o YouTube para esta tarefa, e apenas 4% usam a app dedicada de Podcasts da empresa. Como tal, faz mais sentido para a empresa focar-se na colocação dos podcasts na plataforma de vídeos.

Eventualmente os utilizadores da aplicação de Podcasts terão a possibilidade de migrar os seus conteúdos facilmente para o YouTube Music, de forma a poderem continuar a acompanhar os conteúdos dos seus criadores favoritos.