Instagram vai receber ferramentas de edição de imagens via IA

Instagram vai receber ferramentas de edição de imagens via IA

A Meta realizou hoje o seu evento Connect, com várias novidades da empresa focadas em IA. Uma delas vai chegar brevemente para os utilizadores do Instagram, para poder ajudar na partilha de conteúdos da plataforma.

A Meta confirmou que o Instagram vai brevemente receber um novo sistema de edição de fotos com ajuda de IA. Este novo sistema, apelidado de “restyle”, será uma forma dos utilizadores poderem rapidamente editar os seus conteúdos, contando com a ajudar da IA para melhorar os mesmos nos aspetos chave mais importantes. No entanto, a ferramenta pode ser usada também para criar os próprios filtros dos utilizadores.

Por exemplo, se os utilizadores usarem o restyle para dizer que pretendem uma imagem em estilo de pintura, a IA aplica o filtro apropriado para converter o conteúdo nesse formato.

Instagram novos editores criados via IA

A empresa também revelou a nova funcionalidade “backdrop”, que permite aos utilizadores usarem IA para criarem conteúdos que pretendam usar como plano de fundo. Por exemplo, é possível usar esta ferramenta para altera o fundo de um local onde os utilizadores estejam em destaque.

imagem criada por IA do Instagram

A Meta não revelou quando as duas funcionalidades vão encontrar-se disponíveis para os utilizadores finais, mas poderemos esperar que tal venha a acontecer em breve.

De notar que os conteúdos que sejam editados usando estas ferramentas vão surgir no Instagram com um pequeno tag, a indicar que o conteúdo pode ter sido criado ou editado por IA da Meta – algo que a empresa encontra-se a testar faz alguns meses.

Além desta novidade, a Meta revelou também novos stickers personalizados, que os utilizadores podem criar usando IA e que poderão depois ser adaptados para uso no Instagram, WhatsApp, Messenger e nas Stories do Facebook.