macOS Sonoma começa hoje a ficar disponível

macOS Sonoma começa hoje a ficar disponível

Depois de o macOS Sonoma 14 ter sido revelado na WWDC 2023, em Junho, agora a versão final começa a ficar disponível para todos os utilizadores de dispositivos da Apple.

A versão final do sistema encontra-se finalmente a ser disponibilizada para utilizadores de MacBooks, Macs e outros sistemas da Apple. Esta nova versão, relembrando, conta com várias melhorias a nível de personalização e focadas para produtividade.

O macOS Sonoma é visto pela Apple como uma tentativa de aproximar o sistema do restante ecossistema, nomeadamente do iOS e iPadOS, partilhando algumas das novidades que já se encontravam disponíveis para os dispositivos nesses dois sistemas. Entre as novidades encontram-se as novas opções para protetores de ecrã, que agora conta com mais de 100 alternativas diferentes.

Existem ainda os novos widgets, que permitem aos utilizadores o rápido acesso a algumas aplicações e informações diretamente do ecrã inicial do sistema. Os widgets que antes se encontravam disponíveis para o iPhone, agora chegam também a sistemas Mac.

A funcionalidade de Preenchimento Automático vai brevemente ficar disponível para ficheiros PDF, facilitando a tarefa dos utilizadores preencherem rapidamente informações nestes documentos. Existem também as novas funcionalidades de reações 3D, que permitem usar a câmara dos sistemas para recolher efeitos diferentes dos utilizadores, que depois podem ser partilhados durante videochamadas.

O Safari também vai receber algumas novidades, com suporte para diferentes perfis. Desta forma, os utilizadores podem separar mais facilmente as tarefas de trabalho e pessoais, mantendo cada uma na sua própria “área”. E ainda dentro do Safari, foram também realizadas otimizações de segurança no mesmo, como a capacidade de bloquear automaticamente as janelas anónimas ao fim de um tempo. O navegador agora também permite que os utilizadores possam partilhar senhas diretamente com outros utilizadores, de forma mais rápida e segura.

O iMessage agora vai alertar quando os utilizadores receberem conteúdos potencialmente sensíveis. Antes de abrir conteúdos como imagens, o sistema alerta o utilizador de tal.

modo de jogo do macOS sonoma

Encontra-se também disponível o novo Modo de Jogo, que otimiza o sistema para aproveitar ao máximo os recursos do processador e gráfica, otimizando os mesmos para jogos e melhorando o desempenho final. Este modo pode ser ativado ainda para usar comandos externos como o DualSense Edge. Existem ainda diversos jogos que já foram confirmados de chegarem em breve ao sistema, entre os quais se encontra Fort Solis, Stray, DEATH STRANDING DIRECTOR’S CUT, SnowRunner, World of Warcraft: Dragonflight, HUMANKIND, The Medium, Resident Evil Village: Winters’ Expansion, No Man’s Sky, Firmament, Disney Dreamlight Valley, Dragonheir: Silent Gods, ELEX II e Layers of Fear.

A nova atualização vai começar a ficar hoje disponível para vários dispositivos:

  • iMac de 2019 e mais recentes;
  • iMac Pro de 2017;
  • MacBook Air de 2018 e mais recentes;
  • MacBook Pro de 2018 e posteriores;
  • Mac Pro de 2019 e mais recentes;
  • Mac Studio de 2022 e posteriores;
  • Mac mini de 2018 e mais recentes.

De notar que a atualização conta com cerca de 8 GB de tamanho total, portanto recomenda-se que os utilizadores tenham o sistema preparado para realizar a mesma, e estejam numa rede estável para descarregar a atualização completa.