Meta pode oferecer Facebook e Instagram sem publicidade por um preço

Meta pode oferecer Facebook e Instagram sem publicidade por um preço

A Meta pode estar a planear lançar uma versão do Facebook e Instagram sem publicidade, para os utilizadores que estejam também dispostos a pagar para tal.

De acordo com o New York Times, a Meta encontra-se a considerar a criação de um plano pago para o Facebook e Instagram, que iria permitir aos utilizadores terem acesso à plataforma sem qualquer publicidade associada. Este plano iria estar disponível apenas para a União Europeia, e seria uma forma da empresa aliviar algumas questões relacionadas com privacidade de dados e a sua plataforma de publicidade.

A ter em conta que, para já, não existe uma confirmação oficial que isso se venha a verificar. No entanto, a ideia estaria internamente a ser discutida.

De relembrar que a Meta tem vindo a ser alvo de várias questões e investigações por parte das autoridades europeias, sobre as suas práticas de privacidade, e sobretudo pelas práticas associadas com a publicidade na sua plataforma. Algumas destas investigações levaram mesmo ao pagamento de coimas avultadas para a empresa.

Atualmente a Meta permite que os utilizadores possam retirar-se da opção de publicidade direcionada, mas isso não impede que conteúdos publicitários continuem a surgir na plataforma.

Além disso, a Meta teve também de adiar a chegada do Threads para a União Europeia, derivado de questões com a privacidade e recolha de dados.