OpenAI novamente com problemas devido à sua política de proteção de dados

OpenAI novamente com problemas devido à sua política de proteção de dados

Ao longo dos últimos meses, a OpenAI, devido ao ChatGPT, tem vindo a ter vários problemas relacionados com a sua política de proteção de dados. E recentemente, a empresa voltou a ter problemas nesta área, desta vez na Polónia, onde esta encontra-se a ser acusada de não seguir os termos do RGPD.

De acordo com o portal TechCrunch, a firma de advogados GP Partners decidiu avançar com um processo contra a OpenAI, relativamente à sua ferramenta do ChatGPT, alegando que a mesma encontra-se em violação dos termos de proteção de dados da União Europeia.

A acusação afirma que o caso terá começado quando um utilizador perguntou ao ChatGPT a sua biografia, sendo que a ferramenta forneceu os dados incorretamente. Quando esse utilizador pediu à OpenAI informações sobre como seria possível corrigir os mesmos ou aceder à informação que o modelo de IA da empresa possui sobre o mesmo, a entidade terá negado esse pedido.

De acordo com a lei europeia, os utilizadores necessitam de possuir acesso aos seus dados, algo que a OpenAI aparentemente terá negado a este utilizador. O caso encontra-se assente sobre a ideia de permitir acesso aos dados deste utilizador, e também de modificar os mesmos em conformidade com a lei europeia.

No entanto, as autoridades polacas pretendem ir mais longe, ao ponto de realizar uma investigação mais aprofundada sobre as possíveis violações que possa existir na OpenAI.

O caso ainda se encontra na fase inicial de investigação, portanto pode demorar algumas semanas para que detalhes concretos venham a ser revelados. No entanto, esta não é a primeira vez que a OpenAI passa por problemas derivado da sua recolha de dados.

Ainda de forma relativamente recente, no início do ano, a plataforma do ChatGPT foi inteiramente banida de Itália, depois das autoridades considerarem que a mesma não se encontrava nos padrões de proteção de dados.