Routers da Asus com vulnerabilidades que permitem acessos remotos

Routers da Asus com vulnerabilidades que permitem acessos remotos

Os routers da Asus são bastante populares, sobretudo nas suas gamas focadas para gamers e desempenho de redes locais. No entanto, se possui um dos modelos listados em seguida, talvez seja melhor procurar atualizações o mais rapidamente possível.

Foi recentemente descoberta uma falha no software dos routers da Asus RT-AX55, RT-AX56U_V2, e RT-AC86U, que quando explorada, pode permitir a execução remota de código, dando acesso ao painel de administração do router para os atacantes.

As vulnerabilidades encontram-se classificadas como muito graves, tendo em conta que podem ser exploradas remotamente. Um atacante pode explorar a falha enviando pedidos específicos para o router, onde passa a poder controlar o painel de administração e correr comandos sobre o sistema.

Com este acesso, os atacantes podem usar os routers para obter informações sensíveis ou monitorizarem a atividade da rede dos utilizadores. Felizmente, a falha foi corrigida nas versões mais recentes do firmware dos diferentes routers, embora os utilizadores ainda tenham de aplicar manualmente o mesmo.

A empresa recomenda ainda que sejam desativadas as funcionalidades de acesso remoto ao painel de administração, via o serviço WAN Web Access, de forma a prevenir o acesso de terceiros ao mesmo. O router pode continuar a ser controlado pela rede local onde se encontre.