Samsung revela novo módulo de memória LPCAMM no mercado

Samsung revela novo módulo de memória LPCAMM no mercado

A Samsung revelou durante o dia de hoje uma nova tecnologia de memórias, que brevemente pode chegar a placas de arquitetura da Intel, e que já se encontra a ser apelidada como verdadeiramente revolucionária para o mercado.

A empresa confirmou a sua nova arquitetura de memórias Low Power Compression Attached Memory Module (LPCAMM). A Samsung afirma que este novo módulo de memória é consideravelmente mais eficiente do que os atualmente existentes, fornecendo também melhor desempenho final – dois pontos importantes, sobretudo para sistemas portáteis.

Atualmente existem duas tecnologias de memórias RAM no mercado: a Low-Power Double Data Rate (LPDDR) DRAM e Small outline Dual In-line Memory Module (So-DIMM). A LPDDR é compacta, mas necessita de se encontrar soldada nos dispositivos, dai que é mais vezes usada em equipamentos como smartphones e tablets. So-DIMM, por outro lado, é ligeiramente maior, mas permite que seja removida dos dispositivos, facilitando a reparação.

A LPCAMM da Samsung, no entanto, integra os benefícios de reparação da So-DIMM, ao mesmo tempo que é compacta como a LPDDR. Isto torna-a uma excelente alternativa para um vasto conjunto de dispositivos, sobretudo para sistemas onde os utilizadores tenham de ter acesso ao hardware para eventuais substituições. A empresa afirma que a LPCAMM ocupa menos 60% de espaço, ao mesmo tempo que permite obter um elevado desempenho para diferentes aplicações. Um dos usos previstos da mesma poderá ser em smartphones, o que eventualmente iria permitir reparações mais simples no futuro, e quem sabe, até a possibilidade de upgrade.

A LPCAMM encontra-se construída sobre a especificação da DDR5, portanto conta com todas as características que se encontra neste protocolo. Dimitrios Ziakas, vice-presidente de memória e tecnologia IO da Intel, afirmou recentemente que “as vantagens de eficiência energética e capacidade de reparo do LPCAMM tornam esse novo formato uma alternativa bastante apreciada no mercado atual. Estamos entusiasmados por fazer parte do novo padrão que permite o ecossistema de PCs clientes e preparar o caminho para adoção e inovação futuras em segmentos de mercado mais amplos.”

A Samsung espera que os primeiros módulos LPCAMM venham a ficar disponíveis comercialmente já no próximo ano, e devem ser focados para plataformas com processadores da Intel. Eventualmente existe a possibilidade da tecnologia evoluir para ser adaptada em smartphones e outros dispositivos do dia a dia.