SpaceX perdeu mais de 200 satélites em dois meses
A SpaceX, de Elon Musk, tem vindo constantemente a lançar novos satélites para a orbita da Terra. No entanto, existe também uma elevada quantidade que aparenta ter sido perdida sem razão aparente, de acordo com algumas informações agora conhecidas.
O portal SatelliteMap, que monitoriza as atividades de satélites em volta da Terra, indica que a SpaceX terá perdido mais de 200 satélites de baixa órbita entre julho e setembro de 2023. Os dados indicam que, em apenas dois meses, vários dos satélites da empresa foram danificados, tiveram problemas ou simplesmente foram descontinuados pela empresa.
De notar que esta não é a primeira vez que a SpaceX regista uma perda elevada de satélites em redor da Terra, mas a empresa não deixou comentários sobre o motivo de tal – nomeadamente se os mesmos seriam unidades que estavam programadas para ser descontinuadas ou não.
De notar que os satélites da SpaceX encontram-se desenhados para se desintegrarem na atmosfera terrestre, quando chegam ao fim da sua vida útil. Normalmente os mesmos contam com um período de uso de cinco anos. No entanto, é possível que algumas unidades terminem este processo mais cedo, por danos ou outros problemas.
Desde 2019, quando a SpaceX começou a enviar os seus primeiros satélites para o espaço, mais de cinco mil unidades foram enviadas para o mesmo. Atualmente a empresa é uma das que possui uma maior rede de satélites privados no mundo. Existem atualmente cerca de quatro mil unidades em funcionamento.