TikTok inundado com falsas promoções para a Temu

TikTok inundado com falsas promoções para a Temu

O TikTok encontra-se a ser alvo de uma nova tendência, que desta vez não passa por lives de NPCs. Na plataforma estão agora a ser partilhados vários vídeos contendo celebridades, que foram adulterados para promoverem códigos de afiliado para a loja Temu.

A Temu é uma plataforma de vendas que tem vindo a ganhar popularidade nos últimos tempos, sobretudo por fornecer produtos a preços bastante acessíveis. Existe alguma controvérsia sobre a loja e as suas origens, mas a plataforma é diariamente usada por milhares de utilizadores em todo o mundo.

Para promover a sua plataforma, a Temu conta com um sistema de afiliados, onde quem partilhe o site com terceiros usando um código de referido exclusivo, ganha algumas vantagens dentro do serviço – como oferta de créditos e outros brindes.

Esta é uma forma da plataforma obter visibilidade, ao mesmo tempo que oferece aos utilizadores uma forma de serem recompensados pela partilha da mesma.

No entanto, recentemente o TikTok tem vindo a ser inundado com vídeos promovendo o serviço, onde várias celebridades são usadas para promover códigos de afiliados. Muitos dos vídeos sugerem que os utilizadores devem realizar alguns passos para acederem a conteúdos pornográficos das celebridades – passos esses que envolvem usar o código de afiliado da Temu.

imagem de esquema do TikTok

A ideia é levar os utilizadores a descarregar a Temu para os seus dispositivos, e a usarem o código de afiliado para, supostamente, acederem aos conteúdos que eram prometidos. São usadas várias celebridades e influencer conhecidos para tentar aliciar os utilizadores, com nomes como Olivia Rodrigo, Jenna Ortega, SSSniperWolf, Brooke Monk, Hailie Deegan, entre outros.

Este género de “campanhas” não é algo novo nas plataformas sociais, mas tem vindo a ganhar cada vez mais destaque, sobretudo porque existe também uma tendência crescente das técnicas terem resultado positivo para quem as realiza.