TikTok multado em 345 milhões de euros por violar privacidade de menores

TikTok multado em 345 milhões de euros por violar privacidade de menores

As autoridades da Irlanda aplicaram uma multa ao TikTok, por alegadamente a plataforma ter violado regras de privacidade de menores entre os 13 e 17 anos. A DPC aplicou uma coima de 345 milhões de euros pelas práticas da plataforma relativamente aos menores.

A investigação da autoridade começou em Setembro de 2022, e era associada com as práticas do TikTok junto de menores na sua plataforma entre 31 de Julho e 31 de Dezembro de 2020.

Na investigação, as autoridades verificaram que a rede social terá violado várias regras do Regulamento Geral de Proteção de dados na União Europeia, relativamente à recolha e processamento de dados de menores que se encontravam na sua plataforma.

Uma das preocupações das autoridades encontra-se no facto que os dados dos menores estariam a ser partilhados publicamente por padrão. As contas de menores eram criadas com a visibilidade das mesmas para formato “publico”, mantendo todos os conteúdos criados disponíveis e visíveis para terceiros.

Além disso, as autoridades verificaram ainda falhas na forma como a ferramenta de proteção parental funcionava. Existiam falhas graves na plataforma, que poderiam permitir a terceiros associarem-se às contas e obterem permissão para gerir as mesmas, passando a controlar as contas dos menores de 16 anos.

Ao mesmo tempo, a plataforma terá ainda falhado na tarefa de fornecer dados de transparência sobre os seus utilizadores menores de idade para as autoridades, dificultando a tarefa de compreender a forma como estes utilizadores eram geridos dentro da rede social.

Por fim, as autoridades afirmam ainda ter encontrado indícios de que o TikTok terá aplicado padrões no momento de registo para levar os utilizadores a aplicarem configurações de forma a comprometer a privacidade dos utilizadores logo a partir do primeiro momento que se registam na plataforma.

Face aos problemas, as autoridades da Irlanda aplicaram uma coima à plataforma no valor de 345 milhões de euros. Ao mesmo tempo, foram ainda deixadas recomendações para que o TikTok aplique medidas de forma a encontrar-se dentro da lei europeia, e a proteger os dados de menores – algo que a própria rede social tinha vindo a investir consideravelmente nos últimos meses.

De relembrar que esta não é a única multa recente contra o TikTok. As autoridades em França também aplicaram uma multa de 5 milhões de euros, depois de terem confirmado que o TikTok estaria a dificultar a tarefa dos utilizadores em gerirem os cookies dentro da sua plataforma.