TikTok testa nova tag para conteúdos criados por Inteligência Artificial

TikTok testa nova tag para conteúdos criados por Inteligência Artificial

Os conteúdos criados por Inteligência Artificial encontram-se cada vez mais presentes no dia a dia dos utilizadores. A pensar nisso, o TikTok encontra-se a estabelecer algumas regras para permitir aos utilizadores identificarem rapidamente conteúdos criados por este formato.

A plataforma confirmou que vai começar a permitir aos criadores de conteúdos adicionarem uma tag especifica aos seus vídeos, quando estes possuem conteúdos que foram criados usando IA. A funcionalidade tinha sido revelada para alguns utilizadores em teste desde o mês passado, mas agora deve começar a surgir para mais criadores.

Segundo as regras do TikTok, é obrigatório para os criadores de conteúdos informarem os utilizadores quando determinado conteúdo é criado com base em IA, sendo que a aplicação da tag será o passo para tal. Quando estes conteúdos são apresentados a outros utilizadores, a tag encontra-se visível perto da descrição do vídeo.

tag do tiktok para conteúdos criados via IA

A empresa alerta ainda que, conteúdos criados via IA que não sejam classificados como tal, podem vir a ser alvo de remoção da plataforma.

A empresa vai começar a testar também a capacidade da plataforma marcar automaticamente conteúdos que a mesma identifique como tendo sido criados via IA, sem que os criadores tenham de realizar esse processo manualmente. No entanto, a empresa ainda aconselha que seja os próprios criadores a usarem a tag de forma manual.

Esta medida será certamente importante para a plataforma. Como qualquer utilizador do TikTok certamente deve reconhecer, nos últimos tempos tem vindo a verificar-se a um aumento considerável de conteúdos criados via IA, muitos dos quais são bastante difíceis de identificar como tal.