X (antigo Twitter) clarifica como vai usar dados biométricos dos utilizadores

X (antigo Twitter) clarifica como vai usar dados biométricos dos utilizadores

Recentemente, a X (antigo Twitter) confirmou que iria alterar os termos da sua Política de Privacidade. Entre as alterações encontra-se a capacidade de a plataforma recolher mais dados dos utilizadores, entre os quais se encontra o histórico de trabalho e académico, e também dados biométricos.

Este último ponto, no entanto, não tinha sido bem clarificado pela empresa. A recolha dos dados profissionais e acadêmicos encontrava-se relacionada com a nova funcionalidade para a X, de procura e oferta de empresa, disponível para empresas verificadas.

No entanto, a recolha de dados biométricos surgia apenas como sendo uma forma da empresa garantir a segurança da plataforma e dos seus utilizadores, algo vago para o que se recolhia.

No entanto, de acordo com a BBC, existem agora mais detalhes de como estes dados serão usados. A X vai usar os dados biométricos para uma nova ferramenta de validação de identidade, que se encontra a ser testada para os utilizadores do X Premium.

Esta nova funcionalidade foca-se em permitir que os utilizadores possam validar as suas identidades usando dados como o Cartão de cidadão ou fotos do rosto. A ideia será fornecer um meio alternativo de validar a identidade dos utilizadores que comprem o X Premium.

A X vai usar essa informação para validar a conta dos utilizadores, e eventualmente, validar também a identidade para com a plataforma e outros utilizadores. A recolha dos dados será o que se encontra descrito nestes termos.

De relembrar que Elon Musk possui ideias de tornar a X uma plataforma “para tudo”, o que também indica que o serviço pode vir a ter de recolher cada vez mais dados pessoais. Isto pode colocar mais pressão sobre a empresa, e a forma como esta recolhe dados dos utilizadores e processa os mesmos – o que pode ter ainda mais impacto em regiões como a União Europeia, onde este género de recolhas encontra-se sob regras mais rígidas.