X estaria a limitar visibilidade de publicações para o New York Times

X estaria a limitar visibilidade de publicações para o New York Times

A X, antigo Twitter, tem vindo a realizar várias mudanças nos últimos tempos, mas nem todas estão a ser bem vistas pela comunidade da plataforma. E recentemente, algumas fontes indicam que a rede de Elon Musk pode estar a limitar consideravelmente o alcance de certas publicações conhecidas por reportarem factos sobre a plataforma que não vão de encontro aos gostos do mesmo.

De acordo com o portal Semafor, dados da entidade NewsWhip indicam que as publicações do New York Times na X caíram consideravelmente de visibilidade, no que aparenta ser uma redução feita a nível do algoritmo da plataforma.

Este caso parece surgir apenas sobre o New York Times, que tem sido várias vezes ridicularizado em publicações de Elon Musk. Os dados demonstram que as publicações da entidade na X tiveram uma visibilidade consideravelmente inferior ao que se verifica em plataformas rivais, num problema que apenas começou a verificar-se desde que Musk entrou para o serviço.

Apesar de ainda ser incerto do motivo para tal queda nas interações dos conteúdos da X sobre o New York Times, esta não é a primeira vez que a plataforma realiza limitações sobre links externos. Em agosto, a X ativamente interferiu com a publicação de links para plataformas rivais, como o Mastodon, Bluesky, Threads e outros, limitando a visibilidade dos conteúdos ou ativamente negando a publicação dos links.

A X não deixou comentários sobre este caso, e será improvável que o realize, tendo em conta que a plataforma social não possui uma equipa de comunicação externa.