X vai descontinuar funcionalidade de círculos

X vai descontinuar funcionalidade de círculos

A X, antigo Twitter, confirmou que vai encerrar uma funcionalidade da sua plataforma – que já tinha no passado sido alvo de críticas por Elon Musk.

A “Roda do Twitter”, também conhecida como “Circulo”, era usada para criar um grupo restrito de utilizadores que teriam acesso a conteúdos dedicados, que não estariam acessíveis para outros utilizadores na plataforma.

Basicamente, seria uma espécie de grupos dentro da X, onde se poderia incluir diferentes utilizadores para verem conteúdos que não estariam publicamente acessíveis. No entanto, a funcionalidade agora vai ser oficialmente descontinuada.

No entanto, a plataforma confirmou que a mesma será encerrada a 31 de Outubro de 2023, passando a ser oferecido destaque, invés disso, para as comunidades e Mensagens Diretas. Musk aconselha os utilizadores a criarem comunidades caso pretendam manter uma comunicação mais privada com um pequeno grupo de utilizadores, ou a usarem as mensagens diretas para tal.

A partir desta data, os conteúdos anteriores que tinham sido enviados de forma privada vão manter-se como tal, mas deixa de ser possível o envio de novos conteúdos para o círculo.

A X não referiu os motivos para descontinuar esta funcionalidade, mas além das criticas que Elon Musk já tinha deixado no passado para a mesma, junta-se ainda o facto que a mesma passou por alguns problemas nos últimos meses, com conteúdos partilhados nesta a surgirem para todos os utilizadores.

Para a X, será mais simples descontinuar a funcionalidade do que resolver o problema em primeiro lugar.