YouTube revela nova aplicação para edição de vídeos no Android

YouTube revela nova aplicação para edição de vídeos no Android

O YouTube encontra-se a lançar uma nova ferramenta, focada para criadores de conteúdos que pretendam começar a usar as funcionalidades de Shorts na plataforma de vídeos.

A nova app YouTube Create pretende ajudar os criadores de conteúdos a rapidamente criarem os seus vídeos, e partilharem os mesmos diretamente para o YouTube. Seja para Shorts ou até mesmo para vídeos regulares, o YouTube Create foca-se em tornar o processo de edição ligeiramente mais simples – e pode ser visto como um pequeno editor de vídeo diretamente para o YouTube.

Na sua base, o YouTube Create é bastante similar ao CapCut do TikTok, mas foca-se em permitir que os criadores do YouTube tenham novas formas de realizar rápidas edições. Talvez não substitua os editores tradicionais, mas pode ajudar a realizar pequenos ajustes antes de um vídeo ser publicado – e será sobretudo útil para quem pretenda expandir as suas criações nos Shorts.

Os utilizadores possuem acesso a um conjunto de animações e GIFs que podem integrar nos vídeos, além das ferramentas habituais de edição. Existe ainda integração com a plataforma de músicas do YouTube, que permite usar milhares de conteúdos livres de direitos de autor.

funcionalidades do youtube create com IA

Existem ainda funcionalidades focadas em IA, como o “Dream Screen”, que permite aos utilizadores criarem rápidos vídeos ou imagens para fundos de conteúdos, e que são perfeitos para usar em vídeos dos Shorts.

De momento, o YouTube Create ainda se encontra disponível apenas para alguns países, onde Portugal não se encontra. Além disso, apenas se encontra disponível para dispositivos Android, mas espera-se que a disponibilidade venha a aumentar durante as próximas semanas.