Alan Wake 2 não vai suportar gráficas Nvidia GTX ou AMD RX 5000

Alan Wake 2 não vai suportar gráficas Nvidia GTX ou AMD RX 5000

Sempre que um novo jogo chega ao mercado, sobretudo quando se trata de grandes produções, existe a tendência dos mesmos necessitarem também de mais recursos a nível de hardware. Afinal de contas, com melhorias gráficas, e para quem pretenda tirar total proveito dos mesmos, é necessário ter hardware à altura.

No entanto, para quem pretenda jogar Alan Wake II e tenha gráficas algo mais antigas, possivelmente vai ter alguns problemas. Recentemente foram confirmados os requisitos do novo jogo, e um destaque que importa ter em conta será o facto que, com o mesmo, deixa de ser possível usar gráficas NVIDIA GTX ou AMD RX 5000 e inferiores.

No lado da NVIDIA, basicamente todos os modelos que sejam das linhas GTX estão fora da lista de suporte para o jogo. Isto ocorre, em parte, porque estas placas não contam inteiramente com suporte para o  DirectX 12 Ultimate, que é necessário para o jogo. Mas ao mesmo tempo, as placas GTX ainda são bastante populares no mercado, o que deixa logo na partida uma longa lista de utilizadores fora de poderem jogar de forma aceitável.

Isto não quer dizer que o jogo simplesmente recuse iniciar em sistemas com placas GTX, mas possivelmente o desempenho ficará abaixo do que seria esperado, mesmo reduzindo toda a qualidade possível. O mesmo se aplica também do lado da AMD, mas neste caso será para todas as placas RX 5000 ou inferiores.

Com os mais recentes lançamentos temos vindo a ver uma tendência de ser necessário também hardware a acompanhar, cada vez mais poderoso. Conforme os modelos e motores gráficos evoluem, as necessidades também aumentam. Quem costume jogar no lado “low cost”, possivelmente a melhor alternativa será adotar o Cloud Gaming, que apesar dos seus problemas, ainda assim será a melhor forma de se poder jogar títulos recentes, sem pensar no hardware que será necessário.