AMD pode lançar novos Ryzen 7000G com GPU integrada RDNA 3

AMD pode lançar novos Ryzen 7000G com GPU integrada RDNA 3

A AMD pode encontrar-se a preparar um novo lançamento no mercado, com a chegada da nova linha de processadores Ryzen com chips gráficos dedicados, neste caso da arquitetura Zen 4 e de 5 nm. Os novos chips, que devem chegar ao mercado durante o próximo ano, contam com algumas características interessantes, e foram recentemente confirmados numa base de dados online de benchmark.

Em causa encontram-se os novos Ryzen 7000G e Ryzen 8040, ambos os modelos a contarem com 8 cores e 16 threads. A diferença encontra-se a nível da velocidade de clock, onde o primeiro modelo conta com uma frequência base de 3.6 GHz, com boost de 4.8 GHz, enquanto o segundo modelo passa para os 3.5 GHz com boost até aos 4.7 GHz. Ambos os modelos contam com cache L3 de 32 MB e um TDP de 65 watts.

O mais interessante destes modelos, no entanto, será a possibilidade de ambos contarem com uma gráfica integrada RDNA 3, a qual deve fornecer melhorias consideráveis a nível de desempenho para quem use a mesma. A unidade de GPU no 7000G conta com 16 CU e uma frequência base de 2 GHz, enquanto o Ryzen 8040 conta com 12 CU e uma frequência de 1.8 GHz.

Espera-se que ambos os modelos venham a chegar ao mercado em 2024, embora dados concretos da AMD ainda não tenham sido revelados. Ao mesmo tempo, a fabricante também não confirma a existência destes modelos para já.