Apple terá sido apanhada de surpresa pela Inteligência Artificial
A Apple pode ter perdido um pouco da tendência inicial da IA e da IA generativa, em parte por ter optado por não integrar a mesma de imediato nas suas plataformas – numa tendência algo “normal” para a Apple no que respeita a novas tecnologias no mercado.
No entanto, parece que a empresa não vai mais adiar esses planos, e para 2024 estão previstos grandes investimentos da mesma na área. De acordo com o analista Mark Gurman, a Apple deve começar a investir em grande nas tecnologias de IA para o próximo ano, tendo previsto grandes investimentos para integrar a mesma nos seus serviços.
No passado, Tim Cook afirmou que a Apple estaria a trabalhar em IA generativa faz anos, mas fontes próximas da empresa apontam que a Apple não estava preparada para a tecnologia. Os engenheiros da empresa foram apanhados “de surpresa” pelo desenvolvimento da IA no mercado, e não teriam as capacidades suficientes para acompanhar a tendência e lançar algo que fosse rentável para a empresa e consumidores. Os mesmos estariam desde o final do ano passado, depois da vaga da indústria ter mudado, a começar a desenvolver tecnologias de IA.
Vários executivos de topo da Apple encontram-se atualmente a liderar equipas focadas em desenvolver novas tecnologias da Apple para IA, e como aplicar a mesmas nas funcionalidades e plataformas que a empresa atualmente fornece.
A Siri é uma das claras candidatas a usar IA para melhorar as respostas fornecidas aos utilizadores, mas existem outras áreas onde a empresa também pretende implementar as mesmas, e que podem transformar a forma como os utilizadores usam os serviços da empresa – e até mesmo os produtos.
A empresa encontra-se ainda a trabalhar no seu próprio modelo LLM, que iria ser usado para dentro das funcionalidades da sua plataforma. Invés de adotar modelos existentes, a Apple iria criar a sua própria base, de onde a IA seria treinada – algo que, tendo em conta todo o ecossistema da empresa, não será propriamente de admirar. A empresa estaria a ponderar investir mais de mil milhões de dólares na área da IA para o próximo ano, o que claramente demonstra o compromisso da empresa com essa área.
A Apple estaria ainda a tentar integrar IA no máximo de plataformas e serviços da mesma quantos fossem possíveis. A ideia será que algumas novidades comecem a surgir já durante o próximo ano, mas tendo em conta a chegada ao jogo algo tardia da empresa, ainda pode demorar algum tempo até vermos grandes novidades de IA no ecossistema da mesma.