Apple Watch pode ser banido dos EUA por violação de patentes

Apple Watch pode ser banido dos EUA por violação de patentes

A Apple encontra-se a enfrentar alguns problemas nos EUA, relativamente ao Apple Watch, tanto que pode vir a ser barrada das vendas no pais por violação de patentes.

Em causa encontra-se um caso contra a empresa, por alegadas violações de patentes dos dispositivos. A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC) pode proibir a Apple de importar o seu smartwatch para os EUA, derivado de uma contestação de violação de patentes no produto com tecnologias da empresa Masimo.

A empresa alega que a Apple terá usado algumas das suas tecnologias e patentes no Apple Watch, sem autorização, relativamente ao sistema de leitura dos níveis de oxigénio no sangue.

A comissão terá confirmado que a Apple violou as patentes da Masimo. A decisão não terá efeitos imediatos, uma vez que terá de ser objeto de revisão presidencial e de eventuais recursos.

A administração do Presidente Joe Biden terá 60 dias para decidir se veta a proibição de importação com base em preocupações políticas antes de esta entrar em vigor. No passado, os presidentes raramente vetaram proibições.

Caso a medida seja confirmada, a Apple ainda pode recorrer da decisão – algo que, a acontecer, certamente será realizado – depois do período de revisão.

Segundo um porta-voz da Apple, à Reuters, “A Masimo tentou erroneamente usar o ITC para manter um produto potencialmente salvador de milhões de consumidores dos EUA, enquanto abria caminho para seu próprio relógio que copia a Apple”. O mesmo afirma ainda que “Embora a decisão de hoje não tenha impacto imediato nas vendas do Apple Watch, acreditamos que ela deveria ser revertida e continuaremos nossos esforços para apelar.”

Joe Kiani, CEO da Masimo, afirma que esta decisão envia uma mensagem poderosa para o mercado, que nem mesmo uma empresa como a Apple encontra-se acima da lei.

A ter em conta que a decisão do ITC não especificou quais modelos de Apple Watches seriam afetados pela proibição, mas existem indicações de que o modelo em causa poderia ser o Apple Watch Series 6 de 2020, que terá sido também o primeiro Apple Watch com um sistema de medição dos níveis de oxigénio no sangue.

Por sua vez, a Apple também terá a decorrer um processo em tribunal contra a Masimo, indicando que a empresa encontra-se a tirar proveito da Apple para criar o seu próprio smartwatch usando as tecnologias da empresa.