Atualização KB5031455 do Windows 11 ativa novidades do Moment 4

Atualização KB5031455 do Windows 11 ativa novidades do Moment 4

A Microsoft disponibilizou recentemente a nova atualização KB5031455 do Windows 11 22H2, que apesar de ser considerada como opcional, esta vai ativar algumas das funcionalidades da Moment 4 por padrão – além de contar com mais de 22 correções de problemas no sistema.

A atualização KB5031455 é considerada como opcional, e ao contrário do Patch Tuesday, não se foca em fornecer atualizações de segurança para o sistema. Invés disso, esta surge com um conjunto de correções de bugs, mas também vai levar algumas novas funcionalidades do Moment 4 para ainda mais utilizadores.

Os utilizadores que instalem a atualização passam a contar com algumas das funcionalidades que estavam previstas para o Moment 4 ativas por padrão. Estas devem trazer grandes alterações a nível da forma como os utilizadores usam o sistema, tanto a nível de personalização como de produtividade. Na realidade, esta atualização conta com mais novidades do que são propriamente regulares de se encontrar em atualizações do género fornecidas pela Microsoft – e para quem pretenda estar a par de todas as novidades, certamente será algo a instalar.

No total são 72 novas funcionalidades quer vão estar disponíveis. Tendo em conta que a lista é ligeiramente grande para se colocar uma por uma, vamos apresentar um resumo das principais:

  • O Copiloto para Windows com IA da Microsoft está agora disponível para pré-visualização.
  • A Microsoft finalmente traz o recurso “Nunca Combinar” para a barra de tarefas do Windows 11. No entanto, esse recurso ainda impede que você desligue os títulos do Windows, tornando-o inútil para muitos.
  • A Microsoft também trouxe o misturador de volume aprimorado para as Configurações Rápidas e a capacidade de ocultar a hora na barra de tarefas.
  • O Explorador de Ficheiros do Windows 11 foi revisto com uma nova experiência moderna, uma nova funcionalidade de Galeria de Fotografias e uma melhor integração com o Microsoft OneDrive.
  • A Microsoft tem agora suporte nativo para uma variedade de formatos de arquivo, incluindo ficheiros .tar, .tar.gz, .tar.bz2, .tar.zst, .tar.xz, .tgz, .tbz2, .tzst, .txz, .rar e .7z. Contudo, o Windows não suporta arquivos protegidos por palavra-passe para estes formatos.
  • Novas funcionalidades do Windows Share, incluindo suporte para o envio de itens partilhados por correio eletrónico através do Microsoft Outlook.
  • A Microsoft adicionou uma nova aplicação Microsoft Backup que reúne todas as funções de cópia de segurança do sistema operativo numa única interface.
  • O Windows 11 tem agora um Gestor de Chaves de Acesso incorporado que permite guardar chaves de acesso geradas em sítios Web para iniciar sessão sem palavra-passe.
  • O Windows 11 tem agora uma funcionalidade de Gestão Automática de Cores (ACM) para ecrãs Standard Dynamic Range (SDR).
  • Novas páginas de Definições para várias funcionalidades, incluindo Bluetooth, Programadores, Recomendações de Energia e Iluminação Dinâmica. A Microsoft também alterou muitas outras páginas de Definições para tornar as opções de configuração mais intuitivas.
  • O Windows 365 Switch está aqui, permitindo que os utilizadores do serviço de PC virtual alternem entre os seus ambientes de trabalho e o PC remoto sem problemas.

O único problema conhecido com esta atualização encontra-se associado ao BitLocker, que em alguns sistemas pode apresentar o código de erro 65000 caso esteja ativo. No entanto, esta não deve afetar o funcionamento do Bitlocker nem a encriptação de conteúdos.