Comissão Europeia deixa mensagem de alerta para o YouTube

Comissão Europeia deixa mensagem de alerta para o YouTube

O Comissário Europeu Thierry Breton tem vindo a  enviar várias cartas para as principais plataformas sociais na internet, focadas sobre a forma como estas se encontram a lidar com conteúdos violentos e de desinformação sobre os ataques em Israel. O mais recente alvo do mesmo encontra-se agora no YouTube.

A carta, endereçada ao CEO da Alphabet, Sundar Pichai, indica que a União Europeia encontra-se a verificar várias campanhas de desinformação sobre o YouTube, e que se encontram em falta de moderação como parte da DSA. Em causa encontra-se sobretudo conteúdos relacionados com os recentes ataques do Hamas em Israel.

A Comissão Europeia afirma ter verificado um aumento de conteúdos ilegais e desinformação a surgir sobre a plataforma, que o mesmo afirma inclui vídeos violentos com situações gráficas, e onde o YouTube não se encontra ativamente a moderar os conteúdos. É ainda referido que, face aos conteúdos, o YouTube deve agir quando recebe pedidos para a remoção dos mesmos.

A plataforma ainda não deixou uma resposta pública sobre o caso, mas em comunicado ao portal The Verge, Ivy Choi, porta voz da empresa, refere que a plataforma tem vindo a remover centenas de vídeos violentos sobre os confrontos em Israel. É ainda referido que os sistemas da plataforma encontram-se em melhorias constantes para combater a propagação de vídeos que violam os termos da plataforma, ao mesmo tempo que mantem em aberto a capacidade de reportar conteúdos em formato informativo.

É ainda sublinhado que a medida encontra-se a ser particularmente aplicada em conteúdos como Shorts e transmissões em direto.

É importante relembrar que, além do YouTube, também a X e Meta receberam cartas similares de Breton, sobre conteúdos partilhados nas suas plataformas, e na forma como estes poderiam ser considerados uma violação das leis da DSA.