Computador quântico ultrapassa recorde da IBM com 1000 qubits

Computador quântico ultrapassa recorde da IBM com 1000 qubits

O mercado dos computadores quânticos continua a evoluir consideravelmente, e recentemente, a empresa Atom Computing, especializada neste género de sistemas, revelou ter atingido um novo recorde na área.

De acordo com a empresa, esta foi capaz de desenvolver o primeiro sistema capaz de atingir e superar a marca dos 1000 qubits. Este valor supera o anterior recorde da IBM, colocando assim uma nova fasquia na área.

A computação quântica é algo que tem vindo a despertar o interesse de várias empresas, como a Google e Microsoft, melhorando consideravelmente as possibilidades de processamento no mercado. Os computadores quânticos, ao contrário dos sistemas tradicionais, podem realizar cálculos consideravelmente mais rápidos, que demorariam anos em sistemas binários tradicionais.

O computador quântico da empresa atingiu o recorde de 1.180 qubits, superando consideravelmente os 433 qubits atingidos pelo Osprey da IBM. Este computador quântico ainda se encontra na fase de protótipo, esperando-se a versão final para 2024, e que pode vir a superar o seu próprio recorde eventualmente.

É importante ter em conta, no entanto, que um número mais elevado de qubits não quer dizer propriamente que o sistema seja mais rápido a realizar as tarefas de cálculos. Este valor corresponde apenas à estabilidade do sistema na realização dos cálculos – quanto mais elevado o valor, mais elevada a estabilidade. Os computadores quânticos usam os qubit como forma de medir a unidade básica de informação. Ao contrário dos sistemas binários tradicionais, que podem apenas ter 1 e 0, os qubit podem ter ambas as representações ao mesmo tempo, aumentando drasticamente a quantidade de processamento de dados que podem realizar.

A ter em conta, no entanto, que o sistema quântico da Atom Computing é ligeiramente diferente de soluções como as que a Microsoft e Google se encontram a trabalhar. Para manter os qubits em funcionamento adequado, os computadores quânticos destas empresas usam sistemas de arrefecimento a temperaturas extremamente reduzidas. Em contrapartida, o sistema da Atom Computing usa átomos neutros “presos” por feixes de laser, que a empresa considera ser mais estável que as alternativas atualmente existentes.