Facebook e Instagram agora suportam ícones temáticos no Android

Facebook e Instagram agora suportam ícones temáticos no Android

O Instagram e o Facebook estão finalmente a receber uma novidade que já tinha sido introduzida no Android com a versão 12, em Outubro de 2021. Finalmente as duas apps da Meta começam a contar com suporte para os novos ícones temáticos do Android.

Com esta novidade, os utilizadores que usem os ícones temáticos do sistema agora podem contar com os mesmos também nas duas apps da Meta, adaptando a cor com a interface, dentro das regras do Material You.

Os ícones temáticos foram uma funcionalidade que a Google começou a integrar no Android 12, embora de forma limitada para as suas apps. No Android 13 a funcionalidade foi aberta para todos os criadores de apps, e rapidamente vários começaram a adotar este formato para permitir uma maior personalização do sistema aos utilizadores. Estes ícones adotam a cor predominante do sistema, mantendo o design consistente entre todas as restantes apps – invés de se ter ícones diferentes, a interface adapta-se automaticamente.

As versões mais recentes do Facebook e Instagram para Android agora conta com suporte para estes ícones, adaptando a sua cor de fundo, mas mantendo o logótipo das plataformas inalterado.

De notar que, para já, o suporte aos novos ícones parece estar a ser lançado na versão 439 do Facebook e na 307 do Instagram, ambas atualmente disponíveis para atualização na Play Store.