Flipper Zero pode enviar mensagens de spam via Bluetooth

Flipper Zero pode enviar mensagens de spam via Bluetooth

O Flipper Zero é uma das ferramentas mais conhecidas dos últimos meses para “hacking”, sendo um pequeno dispositivo para entusiastas, que gostam de aprender e mexer com tudo o que seja relacionado com redes. No entanto, este acaba de receber agora um firmware personalizado que pode abrir portas para o envio de spam via Bluetooth.

O dispositivo recebeu recentemente um firmware personalizado “Xtreme”, que conta com funcionalidades que permitem usar o Bluetooth para enviar mensagens de spam para dispositivos Android e Windows. A ideia passa por usar as funcionalidades de ligação do Flipper Zero, enviando falsos pacotes para ligações Bluetooth perto do dispositivo, que são interpretadas como mensagens nos sistemas operativos. Os atacantes podem enviar mensagens consecutivas para as potenciais vítimas, tornando difícil de validar as que são legitimas ou não – o que pode ter consequências.

O firmware foi desenvolvido exatamente para explorar o sistema de forma a permitir o envio das mensagens de spam. O youtuber Talking Sasquach testou o sistema, e como seria de esperar, este funciona – incluindo também em dispositivos iOS da Apple.

O envio de mensagens de spam via Bluetooth pode ter algumas consequências, sobretudo se forem em quantidades elevadas. O número de mensagens pode causar problemas no processo do sistema responsável por as receber, levando a bloqueios e lentidão do mesmo.

Felizmente, este ataque apenas pode ser explorado caso os utilizadores estejam perto de um dispositivo Flipper Zero que esteja a enviar as mensagens. Isso indica que o atacante necessita de se encontrar fisicamente perto das vítimas para enviar este género de mensagens.