Gastos em TI vão aumentar para o próximo ano

Gastos em TI vão aumentar para o próximo ano

Os mercados encontram-se em grandes mudanças, sobretudo a nível financeiro, com a maioria dos consumidores e empresas a focarem-se na redução dos custos. Como tal, não será propriamente de admirar que algumas áreas tenham menos investimento, e o mercado das TI é uma delas.

De acordo com os dados mais recentes da empresa de análise do mercado Gartner, espera-se que os gastos com TI venham a diminuir durante este ano, mas que a tendência seja para aumentar em 2024.

A entidade afirma que, durante 2024, os gastos com TI venham a aumentar em 8%, atingindo os 5.1 triliões de dólares. A contribuir para este aumento encontra-se a maior adoção da IA em vários mercados e setores, que vai ter também novas exigências para o mesmo, mas a empresa refere que a GenAI (IA generativa) não vai ser o fator principal.

O mercado do software é o que se espera vir a ter um maior investimento, com aumentos de 13.8%, sendo que os serviços de TI devem aumentar 10.4%. Em parte, a empresa estima que os gastos venham a aumentar conforme também mais entidades começam a apostar nas plataformas cloud e de IA na cloud.

Os gastos em serviços de cloud devem aumentar 20.4% durante o próximo ano, um claro indicador que mais entidades vão apostar em IA.

Por entre os piores desempenhos encontra-se o segmento dos dispositivos, com 4.8% de crescimento, e o de comunicações, com 3.3%. Ainda são valores de crescimento, mas por entre todos os setores, serão os que menos vão crescer.

No entanto, a par com esta aposta num mercado cada vez mais online, também se espera que os ataques informáticos venham a ser cada vez mais recorrentes, e que se verifiquem ainda mais durante 2024 – com possíveis crescimentos tanto a nível de números como do impacto dos mesmos.