Google pode vir a pagar 3.2 milhões de euros para editores de notícias na Alemanha

Google pode vir a pagar 3.2 milhões de euros para editores de notícias na Alemanha

A Google concordou em pagar quase 3.2 milhões de euros por ano aos criadores de notícias na Alemanha, e que usam a plataforma como forma de divulgar as mesmas.

Esta medida surge de um acordo estabelecido pela Google com a Corint Media, que se encontra agora pendente das autoridades da Alemanha para determinar o valor final do pagamento.

A Corint Media é uma instituição que representa os direitos de mais de 500 entidades de notícias na Alemanha. Entre estas encontram-se nomes como a Axel Springer, Al Jazzeera, France 24, e CNBC Europe. A entidade encontrava-se numa batalha legal contra a Google, a qual alega que as notícias dos seus editores surgem no motor de pesquisa sem qualquer ganho monetário pra essas entidades.

Inicialmente a entidade tentou fazer com que o acordo fosse de 420 milhões de euros. No entanto, este viria a ser reduzido para os atuais 3.2 milhões de euros, embora o valor ainda tenha de ser aprovado pelas autoridades.

A ter em conta que a Google tinha já confirmado estar disposta a pagar 5.8 milhões de euros, mas em pagamento único, para os editores, pelos conteúdos publicados entre Junho de 2021 e Março de 2023. No entanto, este valor não foi aceite pela entidade.