Instagram testa publicações com conteúdos colaborativos

Instagram testa publicações com conteúdos colaborativos

O Instagram encontra-se a testar uma nova funcionalidade para a sua plataforma, que vai permitir aos utilizadores partilharem conteúdos de forma colaborativa. Esta nova funcionalidade foca-se em criadores que tenham de partilhar conteúdos criados com outros criadores na plataforma.

De acordo com Adam Mosseri, diretor do Instagram, a plataforma encontra-se a testar o novo sistema de publicações de carrossel com conteúdos colaborativos. Nestes conteúdos, os utilizadores podem ter conteúdos partilhados por mais do que um utilizador na timeline, sobre a mesma publicação. Por exemplo, dois criadores de conteúdos podem criar uma publicação conjunta, que será aprovada pelas duas partes, e surge para ambas as audiências da mesma.

A ideia será que, nas publicações onde a funcionalidade se encontre ativa, no final dos conteúdos surja uma tag onde os utilizadores podem enviar conteúdos. Esses conteúdos serão enviados para o criador da publicação, que depois pode aprovar ou não que os mesmos sejam publicados.

Os conteúdos podem ser adicionados por qualquer utilizador no Instagram, mas apenas o criador da publicação terá a capacidade de ver e aceitar os conteúdos que forem enviados.

Atualmente o Instagram já permite que duas contas colaborem na publicação de conteúdos, mas a ideia desta funcionalidade será focada em algo mais “público”, onde qualquer pessoa pode enviar conteúdos, e surgir na publicação original.

Isto pode ajudar também a aumentar a interatividade de conteúdos, e a forma como a comunidade de certos criadores enviam conteúdos para os mesmos – que podem depois ser partilhados diretamente nas publicações.

Esta novidade encontra-se atualmente em testes sobre um número limitado de contas, mas espera-se que seja alargado para mais utilizadores durante os próximos meses.