Intel lança aplicação para otimizar jogos com novos processadores

Intel lança aplicação para otimizar jogos com novos processadores

A Intel revelou recentemente a sua 14ª geração de processadores, trazendo várias otimizações e melhorias para a linha. Sem dúvida que os novos processadores garantem resultados excelentes de desempenho, mas a Intel pretende dar um “boost” nesta ideia, sobretudo para jogos.

A pensar nisso, a empresa agora revelou uma nova aplicação, focara para a 14ª geração de processadores da empresa, que se foca em otimizar certos parâmetros do sistema e dos processadores para o melhor desempenho possível em vários jogos.

A aplicação, que agora se encontra na Microsoft Store, pretende dar uma ajuda na otimização do sistema, para aumentar os FPS dos jogos de quem tenha os novos chips.

A app garante realizar algumas otimizações do Windows, conjugadas com otimizações a nível dos processadores, para melhorar o desempenho em tarefas especificas. Com a Intel Application Optimization, os utilizadores podem selecionar as aplicações onde pretendem que as otimizações sejam aplicadas, ou poderão deixar a app a funcionar em segundo plano para correr para todos os jogos que sejam identificados no sistema.

Intel Application Optimization

A app otimiza a forma como o processamento é distribuído dentro dos cores dos novos processadores, focando as tarefas que necessitem de mais processamento nos cores corretos para tal. No final, isto faz com que as tarefas tenham um melhor desempenho em geral, invés de se basearem na distribuição que o Windows faz ou os próprios jogos.

Esta aplicação encontra-se disponível para todos os sistemas Windows 11 e funciona com os recentemente revelados processadores da empresa, concretamente os:

  • Intel Core i9 14900K
  • Intel Core i9 14900KF
  • Intel Core i7 14700K
  • Intel Core i7 14700KF

A Intel sublinha que, apesar da aplicação poder ser instalada em outros sistemas, apenas os que tenham os novos processadores vão contar com reais otimizações – nos restantes estas não terão efeito.

Alguns utilizadores que realizaram os testes da app apontam que esta é capaz de fornecer grandes melhorias a nível de desempenho em certos títulos. O utilizador do Reddit “LightMoisture” afirma que conseguiu atingir os 339 FPS em Metro Exodus usando a aplicação, e os 867 FPS em Rainbow Six: Siege com um processador Intel i9-14900K.