Lenovo volta a revelar conceito de smartphone com ecrã dobrável

Lenovo volta a revelar conceito de smartphone com ecrã dobrável

A Lenovo encontra-se a realizar um novo evento nos EUA, o Tech World, onde foram já reveladas algumas novidades da empresa a pensar no futuro. E uma delas encontra-se num novo dispositivo dobrável da marca, mas com um toque diferente do que se encontra no mercado.

A Lenovo revelou um novo conceito de smartphone dobrável, que pode ser adaptado para as mais variadas situações – até mesmo para ser usado como uma espécie de “smartwatch” em ponto grande. O dispositivo conceito conta com um ecrã dobrável na parte frontal, mas a estrutura do mesmo é totalmente maleável. Isto permite que o mesmo seja colocado em diferentes posições e formatos.

O ecrã em questão é conta com FHD+ pOLED, e pode ser dobrado e adaptado para diferentes cenários. Durante o evento, a empresa revelou como este pode ser colocado como uma forma de “stand”, ou até mesmo como um smartwatch no pulso.

O ecrã conta com 6.9 polegadas, sendo que o dispositivo possui ainda o sistema Android, embora fortemente adaptado para as diferentes situações onde pode ser usado. Quando se dobra ao meio, o dispositivo passa a contar com o ecrã utilizável de 4.6 polegadas – que pode ser usado de forma única, ou se dobrado em forma de triangulo, é possível usar as duas metades do ecrã.

A ideia do dispositivo parece interessante, mas a realidade é que não é uma tecnologia propriamente “nova” no mercado. A Lenovo tem vindo a revelar conceitos de dispositivos dobráveis neste formato desde meados de 2017, e até mesmo de computadores portáteis Lenovo ThinkPad, que contam também com ecrãs dobráveis sob a sua estrutura. Um dos exemplos encontra-se no ThinkPad X1 Fold, que a empresa revelou em 2020.

Além disso, dentro da Motorola, a Lenovo também tem revelado algumas novidades, como é o caso da nova versão do Razr com ecrã dobrável, num formato similar ao Samsung Galaxy Z Flip.

De momento, a ideia deste novo dispositivo ainda se encontra apenas na fase de conceito, e não se conhecem detalhes de quando seria colocada à venda ou até mesmo a sua produção em massa iniciada.