Meta vai alterar definições de comentários padrão dentro do Facebook

Meta vai alterar definições de comentários padrão dentro do Facebook

A Meta encontra-se a aplicar algumas alterações nas configurações padrão dos seus comentários, de forma a proteger os utilizadores derivado dos recentes ataques em Israel.

De acordo com o comunicado da Meta, algumas das configurações padrão de privacidade dos comentários dentro da sua plataforma vão ser alterados, com vista a proteger os utilizadores de comentários desnecessários ou não pretendidos sobre estes ataques.

Segundo a empresa, os comentários em “novas publicações” dentro do Facebook vão encontrar-se limitados apenas a amigos ou a seguidores que tenham “boa reputação”. Ou seja, a secção de comentários estará assim limitada apenas a contas que os utilizadores sigam ou que tenham uma boa reputação a nível dos restantes comentários deixados na plataforma.

A Meta afirma que, com esta medida, pretende evitar que os utilizadores recebam comentários de desinformação ou negativos sobre vários temas atuais, onde se encontram os recentes ataques em Israel. A empresa não deixou detalhes sobre onde estas medidas vão ser aplicadas, mas aponta que serão focadas em “várias regiões”.

A medida é algo invulgar por parte da Meta, que normalmente não aplica limites sobre os comentários deixados na plataforma, e opta por aplicar medidas diretamente nas publicações.

A Meta afirma ainda que, apesar desta medida, os utilizadores continuam a ter sempre o controlo de quem pode deixar comentários nas publicações e serão aplicadas medidas para relembrar os mesmos de tal quando colocarem novas publicações na rede.

A empresa refere ainda estar a trabalhar para tornar mais simples o processo de eliminar comentários avulso, com o objetivo de prevenir enchentes de comentários contra o utilizador.

No geral, a medida aparenta ser focada em reduzir possíveis comentários “tóxicos” ou assédio dentro da plataforma sobre os temas sensíveis da atualidade, ao mesmo tempo que previne também a possível distribuição de conteúdos enganadores.

A empresa também respondeu a alguns comentários, sobre o facto que algumas contas estariam a ter a visibilidade das suas publicações consideravelmente mais reduzidas quando estariam associados a temas dos recentes conflitos. A Meta afirma ter corrigido um bug que estaria a causar tal medida, e que será aplicado de forma global.

A empresa sublinha ainda que este bug afetava as contas a nível global dentro da plataforma, e não apenas as que estariam a tentar publicar conteúdos sobre os incidentes recentes em Israel e Gaza.