Microsoft ajudou a encerrar call center de fraudes na Índia

Microsoft ajudou a encerrar call center de fraudes na Índia

Embora em Portugal não seja tão frequente, existem campanhas de phishing que se focam em esquemas de suporte técnico. Normalmente isto são entidades que ligam para os utilizadores, afirmando tratar-se do suporte técnico do Windows, sobre os mais variados pretextos.

Na maioria das vezes indicam que ocorreu um problema com o sistema, ou que a licença do Windows encontra-se a chegar ao fim, para levar as vitimas a realizarem pagamentos avultados.

Esta indústria tem vindo a crescer consideravelmente, e uma grande parte dos centros de scam encontram-se na Índia. Estes centros podem dizer ser a Microsoft ou Amazon, de forma a darem mais credibilidade ao esquema.

No entanto, a Microsoft e a Amazon conjugaram forças pela primeira vez, para ajudar as autoridades indianas a encerrar um destes centros de scam. Recentemente, a Microsoft confirmou que levou a cabo uma operação, com a ajuda da Amazon, para fornecer detalhes sobre uma operação de scam que se encontrava a decorrer na Índia.

As autoridades locais foram alertadas, com as duas empresas a fornecerem dados importantes que permitiram a identificação do local onde o call center da suposta entidade estaria localizado.

Esta informação ajudou as autoridades a realizarem a detenção de suspeitos no mesmo, terminando as suas atividades. Esta ação é mais uma demonstração clara da empresa que se encontra dedicada no combate à fraude, e que será um ponto de foco no futuro.

A Microsoft alerta ainda que, da sua parte, a empresa não realiza contactos técnicos diretamente com os clientes, e que devem ser estes a entrar primeiro em contacto com a empresa para tal.