Mudança de links da X prejudica acessibilidade no site

Mudança de links da X prejudica acessibilidade no site

Recentemente a X, antigo Twitter, realizou uma mudança considerável a nível dos links partilhados na plataforma. Na ideia de Elon Musk por considerar que fica “mais bonito”, este decidiu remover os títulos e descrições de todos os links na plataforma, passando apenas a apresentar a imagem do conteúdo final.

A medida foi realizada porque Musk considera que a mesma é esteticamente mais agradável para os utilizadores. No entanto, se fez melhorias estéticas para uns, também veio causar dores de cabeça para outros, sobretudo para quem mais necessita de ajuda para navegar online.

O novo formato de links da X veio trazer consigo alguns problemas a quem usa sistemas de leitura do ecrã, como pessoas com problemas visuais. A mudança tornou impossível a leitura de conteúdos dos links, sendo que praticamente todos os leitores de ecrã existentes apenas consideram agora o link como uma imagem, sem descrição do que vai ser acedido.

Isto prejudica consideravelmente a experiência para utilizadores com necessidades especiais, que necessitam de leitores de ecrã para navegarem pela plataforma. Literalmente impede os mesmos de obterem detalhes sobre os conteúdos a que vão aceder.

Além disso, a medida vai também incentivar a outras práticas que podem prejudicar ainda mais esta acessibilidade. Alguns dos criadores de conteúdos e fontes de notícias, com esta medida, simplesmente vão começar a colocar o título dos artigos diretamente nas imagens dos links, informação que também não é visível para os leitores de ecrã. Ao mesmo tempo, incentiva também os criadores destes conteúdos a publicarem os mesmos sem a descrição apropriada.

 No final, a medida prejudicou consideravelmente a acessibilidade dentro da X, que nos últimos tempos tinha vindo também a ser alvo de críticas.