Pebble, rede social alternativa da X, confirma fim das atividades

Pebble, rede social alternativa da X, confirma fim das atividades

A rede social Pebble, anteriormente conhecida como T2, confirmou que vai encerrar as suas atividades. A plataforma tinha sido criada como uma rival da X, numa altura em que muitos utilizadores se encontravam a procurar alternativas à rede social agora controlada por Elon Musk.

O meio das redes sociais alternativas à X tem estado bastante ativo, e apesar de plataformas como o Mastodon e Bluesky ainda serem as mais reconhecidas, muitas outras surgiram no processo. A Pebble foi uma delas, inicialmente conhecida como T2.

Segundo a mensagem da empresa, apesar de existir uma forte interação na plataforma, esta falhou em encontrar investimentos externos, e como tal, não é capaz de manter as suas atividades. De notar que esta medidas surge pouco mais de um mês depois da plataforma ter passado por uma restruturação completa, deixando de lado o nome T2 para adotar o novo nome Pebble.

A plataforma ganhou destaque no início ao atrair os utilizadores com as suas funcionalidades de segurança e moderação. A mesma ainda estaria disponível apenas por convite, mas os registos tinham começado a ser abertos faz algum tempo de forma mais abrangente.

Existia ainda a ideia de contas verificadas, como na X, mas a verificação era feita de forma diferente, usando meios de autenticação para tal que passavam por um pagamento único e até chamadas de confirmação de identidade para com os utilizadores. Mas ao contrário da X, a verificação seria permanente e de pagamento único.

Existem vários motivos pelos quais a plataforma pode ter falhado. A falta de investimentos é certamente uma delas, mas ao mesmo tempo, a plataforma também tinha a sua dose de problemas, entre as quais se encontrava a falta de uma app dedicada para dispositivos móveis, problemas com o nome da marca e uma falta de interesse em geral por parte da comunidade. A falta de integração com a rede ActivityPub também é vista como um dos problemas – a plataforma era consideravelmente centralizada, algo que os utilizadores não apreciam depois das medidas da X.