Preço de memória RAM pode aumentar até 8% no próximo trimestre

Preço de memória RAM pode aumentar até 8% no próximo trimestre

O mercado das memórias RAM pode brevemente vir a sofrer alterações de preços, com aumentos previstos para os próximos tempos.

Se está a pensar comprar uma nova memória RAM em breve, talvez seja melhor de o fazer o quanto antes. Isto porque, de acordo com as previsões da empresa TrendForce, estima-se que o custo das memórias DRAM e NAND Flash venha a aumentar durante o próximo trimestre.

As estimativas apontam que os custos podem aumentar entre 3 a 8%. O valor final vai ficar dependente da capacidade dos mercados em produzir novos módulos de memória, e sobretudo será considerado crítico a nível dos módulos para sistemas de servidores.

Segundo a entidade, a maioria das fabricantes de memórias DRAM encontram-se reticentes em reduzir os custos de produção das mesmas, e antecipam um aumento agressivo de preços para breve. O preço das memórias DDR5 já aumentou durante o terceiro trimestre do ano, mas pode vir a sofrer ainda mais alterações.

A nível dos servidores, a Samsung – principal fabricante de módulos neste setor atualmente – tem vindo a tentar investir mais na produção de memórias, sendo que se estima que os preços possam vir a manter-se inalterados no setor – embora, no futuro, isso possa vir a alterar-se.

A estimativa será que os fabricantes venham a focar-se mais na produção de memórias DDR5, o que terá impacto para a compra dos módulos da tecnologia anterior, com possíveis aumentos de preço face à redução da produção.

Em resumo, as previsões apontam que os preços de memórias para o setor doméstico em formato DDR4 possam aumentar entre 0 e 4%, e as DDR5 entre 3 e 8%. A nível de servidores, os preços devem manter-se estáveis para DDR4 e reduzir para DDR5.