Samsung começa os testes no uso de redes 6G

Samsung começa os testes no uso de redes 6G

A Samsung confirmou ter iniciado os testes à nova geração de redes 6G, nos EUA, a usarem a largura de banda de 12,7 GHz a 13,25 GHz. Esta é a primeira vez que a empresa começa a testar a sua nova geração de redes dentro desta largura de banda.

Os testes encontram-se a ser realizados nos laboratórios da empresa na cidade do Texas, sendo que esta acredita que a nova geração de redes móveis será fundamental para o futuro das ligações.

A empresa já tinha requerido à FCC, no início do ano, para começar a usar a largura de banda de 12,7 GHz a 13,25 GHz. Os testes serão agora realizados com um protótipo de estação base, que vai interligar 32 dispositivos móveis na nova geração de redes.

Em 2021, a Samsung tinha obtido permissão para realizar os testes numa faixa de 500 metros, mas a extensão foi este ano aumentada para 1 KM, o que permite assim realizar testes mais longos de uso do sinal.

É importante relembrar que a Samsung tem vindo a investir consideravelmente no desenvolvimento de redes 6G, sendo que a empresa já revelou no passado que pretende ser uma das principais na liderança do desenvolvimento destas redes.

As redes 6G devem contar com várias melhorias face ao 5G atual, nomeadamente a nível da velocidade de transferência de dados, latência reduzida e densidade do tráfego. A velocidade de transferência de dados do 6G é entre 10 a 50 vezes mais rápida do que a obtida em 5G sobre condições perfeitas. Espera-se que a rede seja ainda adaptada para futuras tecnologias, como a Realidade Aumentada em larga escala, mas a tecnologia ainda se encontra longe de adotar uma escala comercial – embora isso certamente venha a mudar nos próximos anos.