Samsung revela detalhes sobre futuros chips de 1.4 nm

Samsung revela detalhes sobre futuros chips de 1.4 nm

A Samsung já se encontra a trabalhar na sua futura arquitetura de 1.4 nm, que deverá integrar-se em futuros chips da empresa. Esta deve contar com várias melhorias face às tecnologias atuais, e recentemente, a empresa deixou mais detalhes do que se pode esperar de tal.

Jeong Gi-Tae, vice-presidente da Samsung Foundry, revelou numa entrevista ao portal The Elec que a empresa já se encontra a trabalhar nesta nova arquitetura.

Segundo o mesmo, a nova arquitetura deve adotar um novo formato de desenvolvimento em “4 folhas”, invés das atuais três, o que deve permitir otimizar ainda mais a eficiência energética dos chips. Os chips em 1.4 nm devem ser consideravelmente mais eficientes do que as variantes noutras arquiteturas, fornecendo as mesmas capacidades de desempenho “por chip”. Para atingir este objetivo, a empresa vai usar a tecnologia gate-all-around (GAA), que a própria implementou em 2022.

No final, o uso destas tecnologias deve permitir que os futuros chips usem menos energia, tenham um desempenho superior e ainda possam ter uma temperatura final mais reduzida.

A ideia da Samsung passa por superar os planos da TSMC e da Intel. De relembrar que a Samsung já possui planos de lançar chips na arquitetura de 2 nm em 2025. Para o futuro mais próximo, a empresa encontra-se a trabalhar no Exynos 2400, que será produzido em 3 nm, e deve chegar em 2024 sobre a nova linha do Galaxy S24. Os chips de 1.4 nm apenas devem surgir em massa para meados de 2027, portanto ainda falta algum tempo.