Starlink vai revelar a sua “operadora” a partir de 2024

Starlink vai revelar a sua “operadora” a partir de 2024

A SpaceX revelou que se encontra a preparar para lançar um novo serviço, integrado dentro da Starlink. O “Starlink Direct to Cell” será considerado uma nova “operadora” da empresa, que vai permitir aos utilizadores terem uma forma de realizar chamadas diretamente pelo sistema de satélite da Starlink.

Segundo a página da empresa, este sistema iria encontrar-se disponível para todos os smartphones LTE atuais, e surge com a indicação de que o serviço iria começar a ficar disponível em 2024.

No entanto, a implementação de diferentes funcionalidades será feita de forma gradual. De acordo com o site, numa primeira fase em 2024, o suporte será apenas para mensagens de texto. A previsão de suporte a chamadas e dados será apenas para 2025, com dispositivos da IoT a chegar também na mesma altura.

A SpaceX afirma que a tecnologia vai funcionar em todos os smartphones que tenham suporte para redes LTE, desde que tenham contacto direto com o céu, sem a necessidade de alterações de software, hardware ou apps instaladas.

É importante relembrar que os planos para esta tecnologia já tinham sido deixados o ano passado, quando a empresa revelou uma nova parceria com a T-Mobile. No entanto, os detalhes sobre o serviço agora revelado da Starlink ainda são desconhecidos. Espera-se que mais informações venham a ser reveladas durante os próximos meses.